12 de dezembro de 2015

A contemporaneidade de Caio Fernando Abreu

(sobre Sexualidades em questionamento: uma abordagem queer sobre Caio Fernando Abreu, de Mariana de Moura Coelho)


Fernanda Borges

Caio Fernando Abreu
Caio Fernando Abreu é um autor que encanta e surpreende os leitores, os quais, muitas vezes, tornam-se seguidores, fãs e discípulos fiéis de seus textos e de suas ideias. O autor gaúcho, falecido em 1996, conta ainda hoje com uma legião de leitores, o que atesta a contemporaneidade de sua literatura. Seu acervo pessoal, composto por cartas, manuscritos e datiloscritos, fotografias e mapas astrais, entre outros objetos, encontra-se no Delfos –Espaço de Documentação e Memória Cultural da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A obra de Caio também conta com significativa fortuna crítica acadêmica por apresentar temas extremamente relevantes neste momento social que vivemos no Brasil, como a discussão desenvolvida na dissertação de Mariana de Moura Coelho, intitulada Sexualidades em questionamento: uma abordagem queer sobre Caio Fernando Abreu
Igualdade de gênero, homoafetividade, casamento gay e homofobia são questões discutidas diariamente não só na sociedade brasileira, mas em contexto mundial. Como bem afirma Mariana Coelho, Caio Fernando Abreu é um autor reconhecido também por tratar desses tópicos em seus textos ficcionais, mesmo que a maioria de suas personagens não sejam identificadas nas narrativas como gays, homo ou bissexuais: “Caio Fernando Abreu é, sem dúvida, um dos principais nomes da temática homoerótica na literatura brasileira. Ainda assim, (…) aqueles tidos como claramente homossexuais não representam a maioria de seus personagens. Caio nunca esteve interessado em levantar bandeiras: em sua literatura existencial, da solidão, da busca do amor, sua preocupação maior sempre esteve em descrever experiências amorosas, sejam entre quem fosse, ainda que isso não significasse igualá-las todas ou negligenciar suas particularidades. Mesmo assim, ele se destacou pela homotextualidade e certamente figura na lista dos mais importantes escritores brasileiros da segunda metade do século XX”.
Apesar de ter se destacado sobretudo como contista, os textos de Caio analisados no trabalho não são os contos, mas a novela “Pela noite”, publicada em Triângulo das águas, de 1983, e o romance Onde andará Dulce Veiga?, de 1990. As personagens Pérsio e Santiago, de “Pela noite”, apresentam perspectivas opostas no modo de encarem e vivenciarem sua orientação sexual. Pérsio, por ter enfrentado diversos casos de preconceito, encarna a culpa na realização de sua sexualidade, ao contrário de Santiago, que não concebe o seu desejo como anormal, conforme certos discursos querem forçá-lo a pensar. Dessa forma, Caio Fernando Abreu problematiza tais questões identitárias já na década de 1980, refletindo claramente ainda acerca da AIDS e da clandestinidade sexual e afetiva enfrentada pelas personagens. Já em Onde andará Dulce Veiga?, Mariana Coelho discute a diversidade sexual das personagens do romance, o qual não as define ou rotula de modo a incluí-las em categorias específicas e fechadas. A liberdade quanto à representação das identidades e das orientações sexuais é uma das características mais interessantes dessa obra, que se mostra fundamental na literatura contemporânea para que não se adote posturas excessivamente classificatórias e, consequentemente, estanques e infrutíferas na escritura literária e na posterior análise crítica.
A dissertação Sexualidades em questionamento: uma abordagem queer sobre Caio Fernando Abreu, defendida na UnB, toca em importantes aspectos da literatura de Caio F. e esclarece diversos conceitos da teoria queer, muitas vezes mencionados aleatoriamente ou desvinculados de sua postura política e filosófica. Em um momento em que tanto se fala de igualdade de direitos, de intolerância e de respeito, as questões trazidas pelo texto de Mariana Coelho reforçam nossa argumentação contra discursos preconceituosos e homofóbicos e, acima de tudo, relembram-nos da delicadeza e da força da literatura de Caio Fernando Abreu.

Confira o conteúdo completo da dissertação de Mariana de Moura Coelho, Sexualidades em questionamento: uma abordagem queer sobre Caio Fernando Abreu (2010, Universidade de Brasília) no site do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea. Veja o trabalho completo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.